Sua Opinião
Você acha que o modelo de eleição deve mudar no Brasil?
Sim.
Não.
Voto não obrigatório.
Mudança nos partidos.
Melhor seleção dos candidatos.

RESULTADOS    |    VOTAR

 
Quando Assistir
INTERNET-YOUTUBE
ou "Ao Vivo" no site www.tvaberta.tv.br

TV ABERTA-SÃO PAULO
                  
QUARTA-FEIRA-
20h30
www.tvaberta.tv.br
Net canal 9
Vivo 186
Fibra 8



 
Fórum de Discussão
No final de ano junto com parceiros, vamos entregar sacola com brinquedos, roupas e alguns mantimentos para familias carentes cadastradas e selecionadas. Crianças ate 12 anos e pessoas acima de 65 anos. Envie os dados para o email direitoecidadaniasv@uol.com.br . So serão aceitas inscrições para seleção atraves do email. Pergunta voce acha que o Brasil precisa aumentar os projetos sociais ou melhor a qualificação e oportunidades de emprego?
 

LER OPINIÕES    |    OPINAR

 
     
23/01/2012
Campanhas de saúde da CAASP: mais de 96 mil procedimentos em 2011
Escrito por:  Editor
 
Número recorde de consultas, exames e imunizações representa aumento de 40% em relação a 2010

      As campanhas de saúde preventiva anuais promovidas pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo alcançaram em 2011 uma marca histórica: 96.519 procedimentos, entre consultas, exames e imunizações. Trata-se de um aumento de 40% em relação a 2010, quando foram efetuados 68.562 procedimentos, e um novo recorde. Até então, a maior participação nas ações preventivas da CAASP dera-se em 2009, com 80 mil procedimentos realizados. Participaram das campanhas da Caixa de Assistência no ano passado 44.829 pessoas, entre advogados, estagiários de Direito, seus filhos e cônjuges.
“Tivemos um avanço extraordinário, fruto de um grande esforço de divulgação e conscientização, o que nos gratifica e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.

       Entretanto, há uma grande massa de advogados que ainda não se deu conta de que a prevenção é a melhor maneira de cuidar da saúde – é para essa massa que nossa atenção está voltada a partir de agora”, afirma o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho. “Oferecer aos advogados e aos seus familiares meios de acesso a consultas e exames preventivos em diversas especialidades médicas é um dos papéis primordiais da Caixa”, observa o vice-presidente da entidade, Arnor Gomes da Silva Júnior, destacando que na maioria das campanhas parte do custo é subsidiada pela Caixa de Assistência e, em algumas delas, a participação é gratuita. “Os recursos da Caixa são aplicados integralmente em iniciativas de cunho assistencial. O rigor com que a entidade gere suas finanças é que possibilita subsidiar ações desse porte”, salienta.

        O rol de procedimentos – consultas, exames laboratoriais e de imagem, vacinação - contemplados nas campanhas da CAASP segue o que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS) em termos de medicina preventiva. São sete eventos por ano: Campanha contra o Colesterol, a Diabete e a Hipertensão, Campanha contra a Hepatite C, Campanha de Vacinação contra a Gripe, Campanha Pró-Vida, Campanha de Saúde Bucal, Campanha da Boa Visão e Campanha de Saúde da Advogada. Um dos idealizadores dessas atividades, Sizenando Ernesto de Lima Júnior, consultor-médico da Caixa de Assistência, alerta os advogados para os riscos a que estão sujeitos, principalmente pelo estilo de vida que levam: “O advogado vive o que eu chamo de ‘estresse do insucesso’, ou seja, vive sob tensão pela possibilidade de perder uma ação por conta do prazo ou coisa do gênero, por isso deve ter cuidado redobrado, cuidar da alimentação e do peso, fazer exercícios físicos regularmente e realizar exames de saúde periódicos”.

        O Departamento de Promoção à Saúde da Caixa de Assistência já está preparando o cronograma de campanhas preventivas para 2012. Com o início dos Encontros Regionais de Advogados, já em fevereiro, começam as verificações de colesterol, glicemia e pressão arterial. Essa atividade, gratuita, é desenvolvida pela CAASP durante todo o ano em eventos que reúnam a advocacia. Em tais oportunidades, realiza-se também teste para detecção do vírus HCV, causador da hepatite C. Os resultados são emitidos na hora após uma leva picada no dedo. Em 2011, foram feitas 24.020 dessas avaliações.

         Em março, deve ter início mais uma edição da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que no ano passado imunizou 16.937 pessoas. Trata-se de uma ação itinerante, que percorre todas as subseções da OAB-SP.
Voltada ao público com mais de 40 anos e às doenças do coração, a Campanha Pró-Vida, que acontece também no primeiro de semestre, assegura aos participantes consulta com cardiologista, eletrocardiograma e exames laboratoriais de colesterol (total e fracionado), triglicérides e glicemia. 

         Caso haja indicação pelo médico, pode-se realizar ecocardiograma bidimensional com Doppler e teste ergométrico. Em 2011, a Pró-Vida foi responsável por 28.771 procedimentos, contabilizados consultas e exames.
A exemplo dos últimos anos, deve ocorrer em maio a primeira fase da Campanha de Saúde Bucal - esta organizada pelo Departamento de Odontologia da Caixa de Assistência - nos consultórios odontológicos próprios da entidade em todo o Estado. A segunda fase da campanha, em consultórios credenciados, está prevista para outubro. A Campanha de Saúde Bucal é gratuita. Advogados e dependentes submetem-se a inspeção e higienização bucal. As crianças de até 12 anos, além da profilaxia, recebem aplicação de flúor. Em 2011, foram atendidas 14.810 pessoas.

       No meio do ano a CAASP promove a Campanha da Boa Visão – ação preventiva contra o glaucoma e catarata. A iniciativa permite a advogados e dependentes submeterem-se a exames oftalmológicos em consultórios de todo o estado credenciados pela Caixa. Estima-se que 15% dos casos de cegueira em adultos sejam causados por glaucoma ou catarata, e que 3% dos indivíduos com mais 40 anos sofram com tais doenças. Em 2011, somando-se consultas e exames, a Boa Visão efetuou 3.267 procedimentos.

        No segundo semestre, a CAASP realiza tradicionalmente a Campanha de Saúde da Advogada. A ação visa a prevenir doenças tipicamente femininas como câncer de mama, câncer de colo do útero e osteoporose. Advogadas, estagiárias e esposas de advogados inscritos na OAB-SP têm oportunidade de fazer exames de papanicolaou, colposcopia, mamografia e densitometria óssea; passar por consulta com ginecologista e, se necessário, por exames complementares. No ano passado, foram efetuados 8.714 procedimentos no âmbito da Saúde da Advogada.

 
Editor  
 
Não é permitida a reprodução parcial ou total de artigos e matérias publicadas, sem a prévia autorização dos editores. Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista do responsável pelo site Programa Direito e Cidadania. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores, entretanto o periódico reserva o direito de efetuar adaptações gramaticais e outras semelhantes. As colaborações não são remuneradas. Serão recusados textos que possam provocar polêmica ou que sejam preconceituosos, ofensivos a pessoas, povos ou instituições.
 

 
 
 
Santos - Arbitral Água Doce